Tivemos o prazer de relatar os ótimos momentos de Jaguar Land Rover durante sua reviravolta excepcional sob a propriedade da Tata: vendas prósperas – com a produção subindo de 241.000 veículos em 2011 a 614.000 – as receitas aumentam, bem como a força de trabalho subindo para 44.000 globalmente.
Portanto, a declaração de grandes perdas da semana passada, com uma queda de 6,9 % nas vendas, resultando em um programa de £ 2,5 bilhões de cortes-incluindo 4.500 perdas de tarefas-ficou excepcionalmente triste, se não com precisão.
Anúncio – Post continua abaixo
• JLR Annouce 4.500 Perdas de tarefas
Então, o que – ou quem – é o culpado? O CEO Dr. Ralf Speth nos disse: “O mercado automotivo está lidando com várias interrupções políticas e regulatórias externas, bem como modificações tecnológicas simultaneamente.
“Só para citar alguns: Brexit, China, China/Comércio dos EUA, CO2, diesel, impostos a diesel, particularmente no Reino Unido, impostos, além de taxas, WLTP, bem como eu poderia continuar.” Então, a melhor tempestade, ao que parece. Assim como a JLR nos lembra, não é grande o suficiente (no quarto do tamanho de seus enormes rivais) nem pouco suficiente para tropeçar nessas ondas agitadas.
Um executivo sênior da JLR me disse que o negócio “simplesmente cresceu também rapidamente” – algo que eu coloquei para o Dr. Speth. “De maneira alguma”, disse ele. “Não crescemos tão bem rapidamente, crescemos de uma maneira extremamente orgânica”. Suspeito que muitos dos 4.500 futuros trabalhadores da JLR possam discordar.
Entre as notícias do investimento adicional na eletrificação da variedade da JLR em plantas em Midlands, bem como na promessa de que veremos uma JLR muito mais resiliente e de alto desempenho no futuro, não houve menção de descoberta por erros-dos quais muitos foram feitos. Isso estava muito ausente nas “mensagens” cuidadosamente criadas.
Espero que este seja um JLR muito mais analítico, que apresenta um novo zagueiro (e outros novos modelos garantidos) por razões monetárias de ruído, em vez de encantadoras. Ouvimos sussurros de que garantir que o veículo ganhe muito mais dinheiro é uma das razões pelas quais ele foi adiado. Esse é o tipo de opinião de acreditar que exigimos ver muito mais.
Para muito mais pensamentos de Steve sobre o mundo automobilístico, inspecione suas colunas anteriores aqui …