Volkswagen visualizou seu novo conceito móvel de robô de charing. A empresa alemã diz que esse conceito pode substituir os pontos de carregamento nos estacionamentos do futuro, transformando com sucesso qualquer estacionamento convencional em um ponto de carregamento de carros elétricos.
O sistema consiste em dois componentes principais: um robô de carregamento autônomo compacto e um dispositivo de armazenamento de energia (ou “vagão de bateria”). O robô percorre automaticamente o estacionamento, procurando automóveis elétricos para carregar. Quando um carro de baixa carga é encontrado, o robô coleta o dispositivo de armazenamento de energia do berço e retorna ao veículo elétrico.
Anúncio – Post continua abaixo

• Melhores carros elétricos à venda agora
O robô está equipado com uma variedade de scanners, câmeras e sensores ultrassônicos a laser, o que permite evitar obstáculos, automóveis e pedestres no estacionamento. Ele também possui um braço mecânico que pode abrir a aba de carregamento do carro elétrico e conectar o automóvel ao “vagão da bateria” com um cabo de carregamento convencional.
3

Os “vagões de bateria” propostos pela Volkswagen podem armazenar cerca de 25kwh de energia cada-e cada robô pode enviar vários dispositivos de uma só vez para carregar baterias particularmente planas ou de alta capacidade. Quando conectado, cada dispositivo de armazenamento de energia pode oferecer até 50kW de carga rápida de DC, semelhante aos carregadores rápidos de montagem dura e disponíveis hoje.
O sistema também é escalável; A Volkswagen diz que vários robôs podem ser empregados para atender ao mesmo estacionamento, dependendo do seu tamanho. A marca alemã também afirma que, devido à natureza compacta dos robôs e vagões de bateria, o sistema de carregamento é adequado para áreas de estacionamento mais antigas, que seriam difíceis de atualizar com pontos de carregamento montados, como estacionamentos subterrâneos apertados.
Mark Möller, chefe de desenvolvimento da Volkswagen Group Components, disse: “Com isso, estamos fabricando quase todos os estacionamentos elétricos, sem nenhuma medidas individuais de infraestrutura individuais complexas. É um protótipo visionário, que pode ser transformado em realidade rapidamente, se as condições gerais estiverem corretas. ”
Até 2025, a Volkswagen pretende instalar um total de 36.000 pontos de carregamento em toda a Europa com a ajuda de sua rede de revendedores – cuja grande proporção estará disponível publicamente. A marca também lançará em breve seu próprio ponto de carregamento da Wallbox Home, chamado ID.Charger, para atender internamente sua gama em constante expansão de veículos totalmente elétricos.

O que você faz do robô de carregamento autônomo proposto pela Volkswagen? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo…